Pró-reitor profere palestra em Maceió sobre novas tendências do ensino a distância

Pro-Reitor Adjunto de Ensino a Distância
Pro-Reitor Adjunto de Ensino a Distância

“Era virtual no contexto da Educação”, esse foi o tema do II Congresso Norte e Nordeste de Educação a Distância (Connead), que aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto na cidade de Maceió (AL). Durante todo o evento, as maiores autoridades em Educação a Distância (EAD) das duas regiões do país realizaram palestras e mesa redonda. Com um público superior a 1,5 mil pessoas, o pró-reitor adjunto de Ensino a Distância da Unit, Roberto de Almeida e Lima Júnior, palestrou sobre as novas tendências para a modalidade.

No decorrer de sua fala, o pró-reitor ratificou que essas novas inclinações já não se restringem ao trabalho dentro da sala de aula. Mais que isso, “implicam modificar o que fazemos dentro e fora dela – seja no ensino presencial ou no virtual – e organizar ações de pesquisa e de comunicação que possibilitem continuar a aprender em ambientes virtuais, acessando páginas na Internet, pesquisando sobre textos e discutindo questões em fóruns ou em salas de aulas virtuais. Enfim, divulgando pesquisas de uma educação progressista dividida em eixos e núcleos”, explica Roberto de Almeida.

De acordo com o professor, devido à revolução tecnológica, ocorre uma grande inclusão da EAD no cenário atual. Entretanto, ainda há um receio em trabalhar com essa metodologia de ensino frente à educação nas escolas e universidades, já que existe um modelo cultural em cada região do país. “Diante desse quadro, é muito complexo quebrar um paradigma e implementar o novo através de tecnologia em gestões administrativas que possuem particularidades na cultura e na educação. Contudo, é importante estimular as novas tecnologias educacionais nas escolas”, afirma.

O mercado de trabalho é outro ponto em que se pode destacar a importância da EAD, pois a cada dia exige um profissional mais eficaz. “Perante isso, o ensino a distância propicia o autogerenciamento às pessoas, o que leva ao aprimoramento profissional”, argumenta o pró-reitor adjunto. Posta essa questão, a Unit e a Fits (Faculdades Integradas Tiradentes) têm a constante preocupação em oferecer um sistema educacional de acordo como os referenciais estabelecidos pelos ministérios da Cultura e da Educação.

Roberto de Almeida lembrou também a importância do Connead, grande evento que possibilitou à Unit e à Fits divulgar o projeto de Educação a Distância em Alagoas. “Visamos a implementar cursos tecnológicos e bacharelados, além de desenvolver projetos de pós-graduação na modalidade a distância nesse Estado”, comentou o professor.

PRESENÇA DISCENTE

O aluno do Marconi Ferraz Gomes, do 3º período de Gestão de Tecnologia da Informação, ressaltou a utilidade do congresso. Ele foi escolhido como representante de turma para participar da mesa redonda, momento em que pode contar sua experiência com EAD. O estudante parabenizou a Unit e a Fits pela organização do evento e enfatizou a relevância da consolidação dessa modalidade educacional. Além disso, Marconi enalteceu ainda a preocupação conferida à comunidade de baixa renda e aos profissionais das duas instituições, uma vez que atuou como monitor de um curso de inclusão digital durante um mês, podendo acompanhar a diferença que certas atitudes promovem na Educação.

Karen Castro/Proead/UNIT

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: